Utilizando um único nanotubo de carbono, físicos da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, construíram o menor rádio do mundo.
Basta acrescentar uma bateria e um fone de ouvidos para que se possa experimentar o 'rádio de galena' da era da nanotecnologia.
O nanotubo de carbono funciona como um componente "tudo em um", agindo como antena, sintonizador, amplificador e demodulador. Mesmo assim o nano-rádio consegue operar tanto na faixa AM quanto na FM.
O nano-rádio descrito pelos pesquisadores está configurado para operar como receptor, mas ele também pode funcionar como transmissor. Como ele é muito eficiente energeticamente, poderá ser facilmente integrado nos circuitos microeletrônicos, abrindo uma infinidade de possibilidades de aplicações.
Essas aplicações possíveis vão desde as razoáveis, como a utilização em conjunto com sensores ambientais, transmitindo os dados coletados para uma central, até aquelas que beiram a ficção científica, como dispositivos rádio-controlados inseridos na corrente sangüínea humana. [Leia+]
Nenhum comentário:
Postar um comentário