PARIS (AFP)
Os especialistas do IPCC, ganhador do Prêmio Nobel da Paz 2007 junto com o ex-vice-presidente americano Al Gore, se reúnem em Valência (Espanha) a partir desta segunda-feira para aprovar e apresentar seu quarto e último relatório sobre as mudanças climáticas no planeta, que servirá para orientar as decisões internacionais envolvendo a luta contra esse fenômeno.
Desde janeiro, o grupo de especialistas do Painel Intergovernamental para Mudança Climática (IPCC) publicou três grandes capítulos deste relatório - avaliação científica do fenômeno, conseqüências e soluções possíveis - que confirmaram a amplitude e as graves conseqüências do aquecimento global.
Segundo as conclusões deste informe, haverá um aumento da temperatura mundial de 1,1 a 6,4°C em relação ao período 1980-1999 antes de 2100, com um valor médio compreendido entre 1,8 y 4°C.
A atividade humana produtora do gás de efeito estufa é claramente responsável pelos aumentos de temperatura já constatados, concluiu o IPCC.
Este painel da ONU, que estuda e reúne as pesquias realizadas por milhares de cientistas de todo os países, deve agora aprovar a síntese dos três capítulos e publicar um resumo dirigido às autoridades encarregadas de tomar decisões. [Leia+]
Nenhum comentário:
Postar um comentário