sábado, 10 de novembro de 2007

Primeira novela para celulares estréia na segunda-feira

via Estadao



'Diário de Sofia' foi pensada para usuários de aparelhos móveis, que podem interagir com história.

Menos de um mês antes do lançamento oficial da TV digital no País, o público brasileiro poderá ter acesso à primeira novela formatada para ser assistida em celulares. Diário de Sofia, produzida pela Aitec Brasil, terá 21 episódios, distribuídos por download pelas operadoras Vivo, TIM, Claro e Oi.

Os "espectadores móveis" poderão mudar o rumo da história e interagir com personagens pela web como se realmente existissem.

A história já teve versões para Portugal, Estados Unidos, Canadá e Alemanha e tem enredo jovem. Uma adolescente de 16 anos, chamada Sofia, ganha um celular dos pais e começa a registrar o seu cotidiano com a câmera do aparelho.

Ao final de cada episódio de Diário de Sofia, distribuídos às segundas, quartas e sextas-feiras, será apresentado um dilema vivido pela protagonista da novela, a la Você Decide. Caberá aos fãs votarem via mensagens de texto por qual rumo Sofia deve optar, o que vai alterando a história.

A Aitec espera que 100 mil pessoas assistam à primeira temporada. Além da opção de download (vídeos de 900 KB, em média, com 2 minutos de duração), é possível "pedir" o envio do vídeo para o seu celular, com o sistema WAP-Push. É enviado um SMS capaz de estabelecer uma conexão de dados que dá início ao download.

A idéia é que a novela seja multi-plataforma. Já há uma comunidade na rede social Orkut criado para a personagem Sofia e um site www.diariodesofia.com.br para assistir aos trailers dos episódios, enviar e-mails para os atores e opinar em fóruns. O elenco é formado por Mayara Constantino, Rita Batata, Victor Mendes, Felipe Titto, Larissa Alvarenga, Sandra Thea, Ricardo Dantas e Amanda Guarnieri.

A distribuição dos episódios custará em média R$ 3 por download, mas o preço pode variar em função dos planos das operadoras. Cerca de 7% dos aparelhos do Brasil são capazes de realizar downloads de vídeos, de acordo com levantamento da produtora junto às operadoras de celular.

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