Da EFE
Nave não-tripulada européia fotografou a Antártida na última terça-feira (13). Distanciando-se lentamente do planeta, missão deve investigar cometa.
A sonda espacial européia Rosetta, que passou próximo da Terra na noite da última terça-feira, captou imagens da Antártida a 5.500 quilômetros de altura.
Com a câmera de navegação (Navcam) que carrega, a sonda captou imagens inéditas da região conhecida como Terra de Graham, a parte mais externa da Antártida, assim como do conjunto do planeta e da Lua, informou hoje a Agência Espacial Européia.
A Navcam é um dos subsistemas que a Rosetta utiliza para navegação óptica, e as imagens foram tiradas no momento em que a sonda mais se aproximou da Terra, entre as 18h55 e as 21h10 (de Brasília) de terça-feira (13).
Durante esse tempo, a Rosetta se situou a uma altura entre 5.500 e 6.250 quilômetros da superfície da Terra. Às 18h57 (de Brasília), a Rosetta, lançada em 2004, adquiriu uma aceleração superior a 45 mil km/h em relação à Terra.
Segundo a ESA, sua passagem próximo da Terra fez com que a força da gravidade lhe proporcionasse o impulso exato de que necessitava para seguir rumo a seu destino, o que foi conseguido com sucesso. A nave vai estudar o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko.
Nenhum comentário:
Postar um comentário