segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Substância da maconha impede câncer de mama de se espalhar pelo corpo

via G1 > Ciência e Saúde



Pesquisa foi realizada por cientistas americanos com cultivo de células em laboratório. Caso frutifique, estudo poderá produzir alternativa não-tóxica à temida quimioterapia.

Um composto encontrado na maconha pode ajudar a evitar que o câncer de mama acabe se espalhando pelo corpo a famosa metástase. A conclusão é de cientistas do Instituto de Pesquisa do Centro Médico do Pacífico, na Califórnia (Estados Unidos).

Segundo a rede britânica BBC, os pesquisadores esperam que a substância, devidamente extraída da planta, possa se tornar uma alternativa à agressiva quimioterapia. Mas o composto, denominado canabidiol, ou CBD, ainda está longe de chegar às prateleiras.

O estudo recém-realizado envolveu apenas células de tumor cultivadas em laboratório. Por isso, ainda é cedo para dizer se a droga teria o mesmo efeito num organismo vivo.

"Essa pesquisa está num estágio muito inicial", disse à BBC Joanna Owens, cientista da Cancer Research UK que não se envolveu na pesquisa. "Esses achados precisarão ser confirmados com testes clínicos em humanos para ver se o CBD é seguro e se os efeitos benéficos podem ser replicados." [Leia+]

Nenhum comentário: