quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Ban Ki-moon faz da mudança climática a sua bandeira à frente da ONU



O Globo Online

A luta contra as mudanças climáticas se transformou na grande bandeira do coreano Ban Ki-moon durante seu primeiro ano à frente das Nações Unidas.

Sem o carisma de seu antecessor, Kofi Annan, mas com a persistência tradicional da diplomacia oriental, o secretário-geral este ano transformou o aquecimento da Terra em prioridade na agenda mundial. Além disso, a ONU se firmou como o fórum ideal para enfrentar o problema.

Ban, que na sua primeira entrevista coletiva não chegou a citar o tema, termina 2007 como 'um evangelista da mudança climática'. Foi assim que ele mesmo se definiu, antes da conferência organizada pela ONU de 3 a 14 de dezembro, em Bali, para lançar as bases de um acordo mundial que substitua o Protocolo de Kioto em 2012.

O mesmo fervor levou o dirigente a viajar das florestas do Brasil até a Antártida, para comprovar em primeira mão os efeitos da mudança climática. Ele promoveu também a primeira cúpula de chefes de Estado e de Governo na sede da ONU para debater o tema.

No encontro, mais de 80 líderes manifestaram sua posição e propuseram medidas. Até o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, aceitou o convite para jantar com o secretário-geral.

Ban Ki-moon, que também procura recuperar a força do multilateralismo, afirmou no encontro que a ONU é o "fórum apropriado" para negociar um acordo mundial sobre a redução das emissões dos gases causadores do efeito estufa. Para o coreano, o aquecimento do planeta é "o problema mais importante da nossa geração". [+]

Nenhum comentário: