segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Dinossauro mumificado seria mais rápido que T-rex

via Terra - Paleontologia



Uma múmia do dinossauro duckbilled hadrosaur, encontrada em 1999, nos Estados Unidos, está fornecendo aos cientistas informações inéditas sobre como se comportava este animal em vida.

A partir do cálculo da sua massa muscular, os cientistas acreditam que ele possa ter sido mais rápido que o tiranossauro.

O animal, que tinha cerca de 3,5 t e foi batizado de "Dakota" por ter sido encontrado no Estado de Dakota do Norte, estava fossilizado dentro de uma rocha. Diferentemente dos ossos encontrados em museus, a múmia veio completa, com pele, ligamentos, tendões e possivelmente com órgãos internos.

Segundo os pesquisadores, o hadrosaur era mais forte e flexível do que o até então imaginado. "É inacreditável quando você olha para o fóssil pela primeira vez", disse o paleontólogo Phillip Manning, da Universidade de Manchester, na Inglaterra, um dos envolvidos no estudo.

Ele estima que o "Dakota" chegava a uma velocidade de 58 km/h, enquanto o tiranossauro atingia, no máximo, cerca de 20 km/h. "Como ele não tinha muitas formas de se defender, então provavelmente escapava dos predadores correndo", explicou.

Segundo informações da agência AP, o estudo, que ainda não está concluído, vem sendo baseado em imagens geradas por um potente scanner operado pela empresa Boeing e normalmente utilizado em ônibus espaciais e outros grandes objetos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Assunto mto interessante acerca dos dinossauros!!Gostei mto do tema
Parabéns

Mielle disse...

"EAD", tb achei o assunto mto interessante, principalmente pelo fato de um "DINO" de 3,5 toneladas atingir uma velocidade de 58 km/h...

Como falou o paleontólogo Phillip Manning, "é inacreditável"...

Vlw pela visita e pelo comentário.
Gnd abraço e volte smp!