domingo, 23 de dezembro de 2007

Filme Francês 'Conversas com meu Jardineiro' fala da amizade



Estadao

Por Neusa Barbosa, do Cineweb

A troca entre duas experiências humanas muito distintas é o foco da comédia dramática 'Conversas com meu Jardineiro', do veterano diretor Jean Becker e estrelado por dois dos melhores atores do atual cinema francês, Daniel Auteuil ('Meu Melhor Amigo') e Jean-Pierre Darroussin ('Armênia').

O filme estréia em São Paulo e no Rio de Janeiro na terça-feira de Natal.

Auteuil e Darroussin interpretam uma dupla de ex-colegas de primário que se separaram depois de uma grande aventura em comum, a colocação de bombinhas no bolo de aniversário de um velho professor.

Para o garoto de classe média, o incidente levou a uma simples troca de escola. Para o menino mais pobre, significou dar adeus ao estudo, mergulhando no mundo do trabalho.

As diferenças a partir daí aumentaram cada vez mais. O mais rico tornou-se pintor de algum conceito em Paris (Auteuil). O mais humilde virou ferroviário que, depois de aposentado, completa a renda como jardineiro (Darroussin).

O reencontro entre os dois acontece depois da mudança do pintor à velha propriedade rural de seus pais, num momento em que seu casamento está perto do fim e seu estranhamento com a filha é bem grande.

Em seu próprio trabalho, a satisfação diminuiu. Ele busca nova inspiração, ouvindo jazz e ocupando-se com a reforma da velha casa. Até o dia em que chega o jardineiro.

Depois do reconhecimento do velho comparsa de infância, começa uma redescoberta mútua, na qual o humor desempenha papel essencial, especialmente por iniciativa do jardineiro.

Pessoa simples que nunca viajou para muito longe de sua cidadezinha, ele aproveita com muita alegria os pequenos prazeres que cabem em seu orçamento, como as pequenas férias anuais na praia de Nice ao lado da mulher (Hiam Abbas, de "Free Zone").

Bem ao contrário, o pintor vive entediado com seus confortos mais sofisticados. O otimismo do outro, porém, acaba por contagiá-lo.

Por iniciativa do jardineiro, eles começam a se tratar apenas por um apelido que tem a ver com suas profissões "Dupinceau" (do pincel) para o pintor, "Dujardin", do jardim, para o jardineiro.

E o relacionamento evolui para que um possa olhar o mundo através dos recursos e talentos do outro. O grande tema do filme de Becker (do premiado "Verão Assassino", de 1983), afinal, é a amizade.

Nenhum comentário: