quinta-feira, 20 de dezembro de 2007
GM confirma Corvette com motor de 620 cv para Detroit
Texto Matheus Q. Pera
O mais potente Corvette já feito será exibido ao público em janeiro
Simplesmente, o mais poderoso Corvette já construído pela General Motors. É assim que é conhecido pela imprensa o novo ZR1, nome de "batismo" dado ao superesportivo que será exibido durante o Salão do Automóvel de Detroit, mostra norte-americana que abre as portas no dia 13 de janeiro.
Com cores chamativas, potência e torque surpreendentes e alto preço, a novidade será um presente da GM para os consumidores daquele país.
A nova versão, ZR1, foi desenvolvida sobre a carroceria do Z06 e tem proposta e porte para ser mais apimentada que as já consagradas "SS" e "Blue Devil". Sob o capô, gritando valentemente (em altas velocidades), está o supermotor da linha LS9 de oito cilindros em "V" e 6,2 litros.
A potência entregue é de 620 cv, alcançando a marca de 100 cv/litro, e 83,9 kgfm de torque. A caixa de câmbio é manual de seis marchas e conta com reforços em sua estrutura, além de ter o auxílo de duas embreagens. As relações e o tubo de torque também são exclusividade desta versão.
O desempenho do ZR1, como não poderia deixar de ser, é um destaque à parte. Apesar de o motor não ser o mesmo 7.0 do Z06, este 6.2 consegue entregar mais potência e performance.
baixo peso de 1.520 kg faz com que o novo Corvette ultrapasse fácil a barreira dos 100 km/h. Partindo da imobilidade, ele precisa apenas de 3,4 segundos para atingir tal marca.
A velocidade máxima não foi divulgada pela General Motors, que se limitou a informar que esta é o primeiro dos Corvette a ultrapassar as 200 milhas por hora (320 km/h) da história. A imprensa especializada norte-americana já estima 350 km/h como velocidade final do esportivo.
O estilo moderno e ao mesmo tempo clássico se mantém nesta versão do Corvette. O ZR1, porém, recebeu algumas modificações leves em pequenos detalhes de sua estrutura.
Os spoliers de fibra de carbono entregam um interessante visual ao esportivo, assim como as entradas de ar desenhadas próximas aos pára-lamas e a tomada de ar sobre o capô (feita em policarbonato transparente para que partes mecânicas fossem vistas de fora), como o ressalto existente em boa parte dos modelos deste calibre.
O teto também é feito de fibra de carbono, para redução de peso e melhora no desempenho. As rodas exclusivas de 19 e 20 polegadas (dianteira e traseira, respectivamente) completam o visual.
Entre os equipamentos mecânicos, o Corvette ZR1 oferece freios da Brembo de 15 polegadas e pinças de quatro pistões nas rodas dianteiras, enquanto as traseiras receberam discos de cerâmica de 15,5 polegadas e pinças de seis pistões.
Este é utilizado na Ferrari Enzo, tamanha sua qualidade para parar superesportivos de grande porte (leia-se potência/torque). A suspensão com controle magnético e composta de itens em alumínio é semelhante à utilizada em outro modelo de Maranello, a 599 GTB. Os pneus de medidas 285/30 (dianteira) e 335/25 (traseira) foram desenvolvidos pela Michelin, exclusivamente para o ZR1.
A sigla ZR1 já foi utilizada em outra versão do Corvette, produzida entre 1988 e 1995. Na época, o modelo fez pouco sucesso, muito graças ao preço alto, embora a rejeição dos puristas tenha contribuído para o fracasso.
A General Motors não quer correr o mesmo risco, embora os US$ 100 mil pedidos pela fabricante norte-americana não sejam pouco. A chegada do modelo às lojas, segundo informações, deve acontecer na segunda metade de 2008, já como linha 2009.
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