quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Nokia vê celular com vídeo em alta definição em alguns anos

Terra

Tarmo Virki

Reportagem adicional de
Georgina Prodhan em Frankfurt


A gravação de vídeos em celulares está pronta para alcançar a qualidade de alta definição em alguns anos, afirmou nesta quarta-feira o vice-presidente de tecnologia da Nokia .

'Está vindo. Tecnicamente, nós estamos a alguns anos disso', disse Tero Ojanpera à Reuters, em entrevista. Celulares passaram a ter câmeras incorporadas há mais de cinco anos, mas somente neste ano a Nokia começou a vender um modelo, o N95, que é capaz de gravar imagens com qualidade de televisão.

Uma melhor qualidade pode impulsionar as vendas de celulares multimídia e também atingir fabricantes de câmeras de vídeo como Panasonic, Samsung e JVC, assim como já acontece com os fabricantes de câmeras fotográficas. A Nokia sozinha venderá cerca de 200 milhões de celulares com câmeras este ano e planeja vender mais de 250 milhões deles em 2008.

O diretor de pesquisa na CCS Insight, Ben Wood, afirma que os fabricantes de celulares têm vários desafios técnicos adiante o vídeo consome muita bateria dos aparelhos e uma qualidade cada vez maior de vídeo afeta a qualidade de fotos.

"A tecnologia de vídeo está aí, mas não alcançou um grande momento", disse Wood.

O analista Allan Brown, da empresa de pesquisa de mercado Gartner, estima que entre 8 e 10 por cento dos celulares poderão ter capacidade de vídeo de alta definição em 2010 ou 2011.

A fabricante norte-americana de chips Broadcom informou na terça-feira que começou a despachar lotes limitados de seu novo processador único que permite qualidade de alta definição de vídeo também em celulares. Enquanto isso, a Texas Instruments informa que tem um protótipo.

Nenhum comentário: