sábado, 22 de dezembro de 2007

Um dos artistas plásticos mais conceituados do mundo desafia os limites da arte contemporânea



Jornal da Globo

Um dos artistas plásticos mais conceituados do mundo desafia os limites da arte contemporânea com uma exposição macabra em Nova York.

Do lado de fora de um prédio de escritórios de Manhattan, um dos mais belos exemplos da arquitetura moderna da cidade, uma escultura assusta os passantes.

É "A Virgem Mãe" do artista inglês Damien Hirst. De um lado se vê uma mulher grávida, nua. Do outro, o corpo visto por dentro, com o feto no útero. Para muitos uma imagem chocante.

Lá dentro, no saguão do prédio, está a última obra do mesmo artista, com vitrines exibindo carcaças de carneiros com as cabeças cortadas, tudo preservado em formol.

O nome da exposição é bem pretensioso: "Escola, a arqueologia dos desejos perdidos, incluindo o infinito e a busca do conhecimento".

Os 30 carneiros estão arrumados como alunos numa sala de aula, com quadro negro e tudo. Os relógios andam para trás. Os armários, em vez de livros didáticos, estão cheios de remédios.

Como toda sala de aula, também tem maus alunos. Em vez de carneiro, um tubarão. As outras mesas são limpíssimas, mas a dele é um caos.

Sangue, cacos de vidro, tesouras quebradas e, embaixo, um cinzeiro cheio de cigarro. Segundo o artista o cigarro simboliza a morte. Num outro canto, mais maus alunos que foram postos de castigo. São dois periquitos vivos e, pelo visto, eles também fumam.

A instalação do artista inglês foi comprada pelo dono do prédio por R$20 milhões. Damien Hirst é o artista contemporâneo que mais fatura.

Em agosto, vendeu por US$100 bilhões uma caveira de diamantes, mas nem todo mundo gosta. Uma mulher trabalha no prédio e diz que passa mal tendo que ver todos os dias os animais mortos.

Mas uma inglesa veio de Londres só para ver a exposição. Segundo ela, uma maravilha, mas há um problema: o formol não preserva os animais para sempre. Aos poucos as carcaças vão apodrecer.

É uma obra bastante perecível. O rapaz entusiasmado pela arte de Damien Hirst trouxe a família para ver. O pai diz que no tempo dele isso não era arte. Um casal de brasileiros que ia passando entrou para ver.

"O impacto visual é tremendo. É meio mórbido, tudo isso aqui, principalmente o tubarão com a cena montada em volta. É meio mórbido, mas é impressionante", diz Fernando de Souza Machado, administrador de empresas.

O que chama mais atenção é o que seria o professor numa sala de aula. Numa alusão a quadros surrealistas, Damien Hirst colocou num tanque de formol uma pomba morta, a gaiola pendurada num guarda-chuva, cercada por duas carcaças de boi e guirlandas de lingüiça.

Os periquitos, que têm a sorte de serem os únicos bichos vivos nesta exposição, parecem muito felizes em fazer parte de uma obra de arte de vanguarda que cria polêmica até numa cidade acostumada às maiores loucuras, como Nova York.

2 comentários:

Osc@r Luiz disse...

Meu amigo.
Este ano me trouxa a satisfação de conhecê-lo.
Você tem um feeling muito legal na escolha das suas matérias.
Espero ano que vem ter tempo para ser mais frequente por aqui.
Vou linká-lo como parceiro do "Gente Sem Saúde" também e levar pra lá alguns dos artigos que garimpa, se não se importar.
No mais...


Não me importa o seu idioma, ou onde você está. O meu desejo é o mesmo:

Alemanha: Fröhliche Weihnachten

Bélgica: Zalige Kertfeest

Brasil: Feliz Natal

Bulgária: Tchestito Rojdestvo Hristovo, Tchestita Koleda

Catalão: Bon Nadal

China: Sheng Tan Kuai Loh (mandarín) Gun Tso Sun Tan'Gung Haw Sun (cantonés)

Coréia: Sung Tan Chuk Ha

Croácia: Sretan Bozic

Dinamarca: Glaedelig Jul

Eslovênia: Srecen Bozic

Hispanoamérica: Felices Pascuas, Feliz Navidad

Estados Unidos da América: Merry Christmas

Hebraico: Mo'adim Lesimkha

Inglaterra: Happy Christmas

Finlândia: Hauskaa Joulua

França: Joyeux Noel

País de Gales: Nadolig Llawen

Galego (na Galicia): Bo Nada

Grécia: Eftihismena Christougenna

Irlanda: Nodlig mhaith chugnat

Itália: Buon Natale

Nova Zelândia em Maorí: Meri Kirihimete

México: Feliz Navidad

Holanda: Hartelijke Kerstroeten

Noruega: Gledelig Jul

Polônia: Boze Narodzenie

Portugal: Boas Festas

Romênia: Sarbatori vesele

Rússia: Hristos Razdajetsja

Sérvia: Hristos se rodi

Suécia: God Jul

Tailândia: Sawadee Pee mai

Turquia: Noeliniz Ve Yeni Yiliniz Kutlu Olsun

Ucrânia: Srozhdestvom Kristovym

Vietnã: Chung Mung Giang Sinh

E que 2008 seja o ano das suas realizações!

São os votos do "By Oscar Luiz", do "Flainando na Web" e do "Gente Sem Saúde".

Um grande abraço deste amigo!

Osc@r Luiz disse...

Ops!
"Me trouxa" não!
"Me trouxe", é óbvio!
Feliz Natal!