domingo, 30 de dezembro de 2007

Universos paralelos da ficção científica cada vez mais atraem físicos



via
AFP

Popularizada por obras de ficção científica como 'Jornada nas Estrelas' ou então pelo recente filme 'A Bússola de Ouro', primeira parte da trilogia escrita por Philip Pullman, o conceito dos universos paralelos despertada um grande interesses por parte dos mais sérios cientistas do planeta.

'A idéia de vários universos simultâneos é mais do que uma invenção fantástica. Parece natural em várias teorias e merecer ser levada em conta', afirma o astrofísico Aurélien Barrau no número de dezembro da revista Cern Courier, publicada pela Organização Européia para a Pesquisa Nuclear.

"Estes universos múltiplos não são apenas teoria, e sim as conseqüências de teorias elaboradas para responder a questões de física das partículas ou da gravitação. Muitos problemas centrados na física teórica encontram assim uma explicação natural", resume o cientista do Laboratório de Física Subatômica e Cosmologia. [Leia+]


"Nosso universo seria apenas uma ilhota insignificante dentro de um imenso 'multiverso' infinitamente vasto e diversificado? Se for verdade, isso pode ser para o homem, que durante muito tempo acreditou que era o centro do mundo ou o centro da criação, a quarta ferida narcisista", prosseguiu, explicando que as três primeiras feridas teriam sido causadas por Copérnico, Darwin e Freud."

Nenhum comentário: