sábado, 19 de janeiro de 2008

Austrália enviará navio para resgatar ativistas retidos em baleeiro japonês



via
O Globo Online

SYDNEY, Austrália - O governo australiano decidiu, nesta quinta-feira, interferir na crise desencadeada por dois ambientalistas que protestavam contra a caça de baleias quando foram detidos em uma embarcação japonesa nas águas da Antártica.

Segundo o ministro de Relações Exteriores australiano, Stephen Smith, o governo enviará o navio Oceanic Viking para resgatar os ativistas. Smith não soube dizer quando acontecerá a entrega dos dois ativistas, e pediu a cooperação de todas as partes envolvidas.

Segundo o grupo ambientalista Sea Shepherd, Lane e Potts foram retidos pela tripulação do navio japonês. O capitão do baleeiro promete libertar os dois se o Sea Shepherd abandonar a sua campanha contra o massacre de baleias. [ + ]

"(...) O britânico Giles Lane, de 35 anos, e o australiano Benjamin Potts, de 28 anos, que viajavam no navio Steve Irwin, do grupo Sea Shepherd, subiram a bordo do baleeiro Yashin Maru 2 na terça-feira. Eles pretendiam informar ao capitão que a captura de baleias na Antártica é ilegal. (...)"

[Assista à ação dos ambientalistas em vídeo da CNN]

Nenhum comentário: