quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Nós, humanos, temos o direito de jogar uma lagosta viva na água fervente? Temos o direito de comer um peixe fatiado ainda vivo?



via
SUPERINTERESSANTE

Dagomir Marquezi, jornalista.

"(...) A questão ultrapassa a esfera da ética e da civilidade. A Sars nasce no chão imundo dos mercados chineses. A doença da vaca louca permanente ameaça na nossa pátria do churrasco surgiu quando obrigamos o gado a se canibalizar.

O terrível ebola se espalha com cada homem africano que devora nossos primos biológicos, gorilas e chimpanzés. Vírus mutantes saltam do sangue de aves para o dos homens sem defesas naturais.

Segundo a revista inglesa The Economist, nada menos que 60% das doenças humanas surgidas nos últimos 20 anos têm origem em outras espécies animais. (...)" [+]

"Temos um caminho inteligente: racionalizar, humanizar e diminuir cada vez mais o consumo de animais. Ou podemos continuar o banho de sangue. Aí, todos nós pagaremos o preço."

4 comentários:

niv@ disse...

Somos, realmente, civilizados?

Petra Constantino disse...

Muitas vezes penso (viagem total) na possibilidade de um ser espacial nos encontrar, fazer da Terra seu lar e dos humanos seu alimento...
Penso que animais e plantas que vivem nesse planeta são tão donos dele quanto nós. Penso que, assim como nós humanos, têm o direito de viverem em paz. E, além do mais, há muito para se comer sem o sacrifício de outra vida...

Mielle disse...

"Temos um caminho inteligente: racionalizar, humanizar e diminuir cada vez mais o consumo de animais. Ou podemos continuar o banho de sangue..."

Mielle disse...

"(...)Eu já testemunhei um vira-latas com as patas dianteiras amarradas para trás do corpo e desisti de imaginar o tamanho de sua dor.

Assisti ao vídeo de um cão magrinho que foi mergulhado em água fervendo, retirado, teve sua pele inteirinha arrancada e ainda olhava a câmera, tremendo junto à panela onde foi cozido em vida.(...)"