quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Quando a água superficial do Atlântico Norte aquece, os furacões ficam mais violentos e freqüentes



via
Estadao

Quando a água superficial do Atlântico Norte aquece 0,5°C, os furacões ficam cerca de 40% mais violentos e mais freqüentes, segundo uma nova pesquisa publicada hoje na revista Nature. O estudo ajuda a explicar por que as temporadas de furacões têm sido tão severas nos últimos anos, entre elas a que trouxe o Katrina, em 2005.

Os autores, os cientistas Mark Saunders e Adam Leam, da University College London, na Grã-Bretanha, calcularam quanto pioram a freqüência e a força dos furacões a partir do momento que a água esquenta, como tem acontecido freqüentemente nos últimos 12 anos.

A conexão numérica que eles viram entre os eventos indica inclusive que 2007 (com águas ligeiramente mais frias e uma temporada de furacões relativamente calma) foi uma exceção numa tendência de piora. [+]

"Os cientistas já sabiam que os furacões obtêm energia do calor das águas oceânicas então, quanto mais quente elas estão, mais combustível o fenômeno consegue. Agora o estudo mostra que uma mínima variação de temperatura tem efeitos devastadores."

Nenhum comentário: