domingo, 10 de fevereiro de 2008

4 perguntas para Paco Ragageles o criador da Campus Party



via Época

Como surgiu a idéia de fazer um evento como a Campus Party?
Paco Ragageles – No inverno de 1996, eu estava assistindo a um programa de televisão em casa e vi uma reportagem sobre as “festas de internet”, que estavam começando a se tornar um fenômeno habitual no norte da Europa. Gravei a reportagem e levei a fita para os meus amigos, sugerindo que fizéssemos uma coisa igual na Espanha.

O que mudou nestes dez anos de evento?
Ragageles – No primeiro evento, tínhamos dez linhas de 16 Kb para os 250 participantes. Neste ano, teremos 5 Gb. De lá para cá, foram agregadas mais áreas de interesse e muitas atividades, como palestras e oficinas. É como uma universidade da internet que dura uma semana. Não é uma feira, é a festa dos protagonistas da internet. Não é um evento das empresas ou das universidades, mas dos usuários. Eles trazem seus próprios projetos e trocam muitas idéias.

O que o senhor espera do evento brasileiro?
Ragageles – Espero que as pessoas deixem de ver apenas o lado negativo da internet – como a pedofilia, as fraudes – para ver que, através dela, uma pessoa que está na Amazônia pode ter acesso a muitas informações importantes para sua formação. A informação é fundamental para todos, para o ócio e para a profissão.

Por que fazer um evento presencial para quem está acostumado com o mundo virtual?
Ragageles – Nós costumamos dizer que a internet é uma rede de pessoas, e não de computadores. Pedimos que as pessoas tragam seus computadores – e não que os computadores “tragam” as pessoas. O fundamental é o valor humano. As pessoas precisam se conhecer, e a Campus Party é o momento do carnaval dessas pessoas. [+]

Um comentário:

Antonoly disse...

Oi amigo, sou eu o Antonoly, dono do extinto blog !oohaY. Tive que deletar o blog pois tive problemas com o servidor do Wordpress, mas agora criei o Info Web e gostaria de trocar links com você tudo bem?
Um abraço e vou aguardar a sua resposta lá no blog!

www.infoweb.blogsome.com