domingo, 17 de fevereiro de 2008

Estudo com enzimas 'pode ser usado para tratar paralisia'

via G1

Cientistas britânicos estão desenvolvendo um novo tratamento para fraturas na espinha dorsal e afirmam que o uso de uma enzima poderá ajudar na regeneração dos nervos da medula espinhal.

Segundo o estudo, realizado na Universidade de Cambridge, na Inglaterra, a equipe identificou uma enzima chamada de condroitinase, que seria capaz de digerir moléculas dentro da cicatriz para permitir a regeneração de alguns nervos na medula.

O tratamento de fraturas na espinha é difícil porque o corpo não consegue consertar os danos causados no cérebro ou na medula espinhal. Apesar de possível, a regeneração dos nervos é bloqueada pelo tecido que se forma ao redor da cicatriz na medula.

De acordo com os cientistas, a enzima seria capaz de promover a plasticidade dos nervos, ou seja, auxiliar na regeneração e na formação de novas conexões nervosas. [+]

"A condroitinase pode auxiliar o tratamento de duas maneiras: primeiro, permite que as fibras nervosas se regenerem e, segundo, possibilita que outros nervos cumpram com a tarefa das fibras que foram destruídas"

Nenhum comentário: