sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Exército de artistas ocupa favelas do Alemão



via
G1

Preocupados com uma investida trágica - ao longo de quatro meses 70 pessoas morreram e cerca de cem ficaram feridas em operações policiais no local -, um 'exército' está se preparando para conter as ações violentas que resultem em outras mortes de inocentes. Os recrutas dessa 'tropa' são comandados pelo Grupo Cultural Raízes em Movimento que atua nas 12 comunidades com uma população de aproximadamente 150 mil pessoas, segundo as associações de moradores.

A equipe, que trabalha com atividades culturais e educativas no Alemão desde 2001, quer garantir voz e espaço para continuar com o movimento que já beneficiou cerca de duas mil pessoas em seus seis anos de existência. Na pequena sede encravada dentro do Alemão, em Ramos, no subúrbio do Rio, crianças e adolescentes aprendem um ofício como pintura, tecelagem, artesanato, música, dança, teatro, fotografia, técnicas de grafites, produção de vídeos e elaboração de jornais comunitários. [+]

“Obras, por si só, não mudam as pessoas. O que pode mudar é o acesso à educação, à cultura, que são os verdadeiros ativos que ficam para as comunidades. A violência deixou as pessoas daqui sem perspectivas."

Nenhum comentário: