terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Urso de Ouro aumenta pressão sobre PM, diz "capitão Nascimento"

via Folha Online

TAHIANE STOCHERO
Colaboração para a Folha Online

O Urso de Ouro conquistado por 'Tropa de Elite' em Berlim no sábado, desbancando até mesmo o filme 'Sangue Negro', com oito indicações ao Oscar, fará com que organizações internacionais aumentem a pressão sobre a política de confronto da polícia do Rio de Janeiro, disse à Folha Online Rodrigo Pimentel, ex-capitão do Bope (Batalhão Operações Policiais Especiais) que inspirou o Capitão Nascimento, personagem principal do filme premiado.

O comando da Polícia Militar fluminense já avisou: nas operações para as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) ocorrerem no Alemão, muita gente vai morrer. Só em 2007 a polícia do Rio matou 1.600 pessoas. E mudou alguma coisa? Há anos a gente sobe o morro, mata traficante, e nada muda. Com certeza, com a vitória em Berlim, a 'guerra' no Rio recebe repercussão internacional, e o governo terá de rever esta estratégia", aponta Pimentel.

Para o ex-capitão, o governador Sérgio Cabral (PMDB) apenas está dando uma dose "mais forte do mesmo remédio" que já foi aplicado pelos antecessores, como Benedita da Silva e Garotinho. O diferencial são as obras do PAC, que prometem reurbanizar as favelas de Manguinhos, Rocinha e complexo do Alemão, locais dominados pelo tráfico e onde a polícia não entra. [+]


"A PM deve subir o morro e ficar. Se o policial descer do morro, no dia seguinte o traficante volta, e todo o investimento federal feito ali foi por água abaixo."

Nenhum comentário: