via G1
A sigla SATB1 tem boas chances de se tornar conhecida e temida entre todas as mulheres com suspeita de câncer de mama. Se um novo estudo estiver correto, o gene designado pela sigla é um dos fatores mais importantes para a agressividade e a capacidade invasiva desse tipo de tumor, aumentando muito as chances de que o câncer se espalhe para outras regiões do corpo.
E, se for possível desativar o SATB1, também surgirá a oportunidade de impedir esse ataque e trazer as células mamárias de volta ao normal.
O SATB1 parece manipular seus companheiros porque a proteína codificada por ele cria estruturas em forma de "gaiola" em volta dos demais genes, de forma que alguns trechos de DNA são "ligados" e outros são "desligados" em massa, de uma vez só.
"É definitivamente o gene mais importante para metástases entre os estudados até hoje", diz a pesquisadora japonesa. [+]
"É como uma chave que abre a porta para muitos processos biológicos - nesse caso, os processos relacionados com o comportamento mais agressivo do tumor"
Nenhum comentário:
Postar um comentário