segunda-feira, 17 de março de 2008

Saiba mais sobre o Tibete



via
Folha Online

O nome 'Tibet' é derivado do mongol 'Thubet', do chinês 'Tufan' e do arábico 'Tubbat'. Antes de 1950, o Tibete era uma região singular, que buscava o isolamento em relação a outras nações.

Sua origem milenar remonta a uma dinastia militar, que deu lugar, no século 7, a um império pacífico, evoluindo para a criação do budismo como religião e estilo de vida.

O território tibetano fica ao sudeste da China, a uma altura média de 4.500 metros acima do mar, o território do Tibete é um planalto em meio a uma cadeia de montanhas remotas da Ásia Central, o Himalaia, e possui a extensão de 1.221,600km quadrados.

É no Tibete que se encontra o ponto terrestre mais alto do globo, o Monte "Everest", com 8.850m, que fica próximo à fronteira com o Nepal. [+]

"Disputada por outras nações além da China, como Taiwan e Índia, internamente o Tibete reivindica independência e autonomia. A região construiu um universo cultural próprio, que inclui a língua tibetana e o budismo como religião, tendo como líder espiritual o dalai-lama."

Um comentário:

Nina Victor disse...

Porque eu considero seu blog muito bom...

http://kidadultsfuntime.blogspot.com/2008/03/selo-total-force.html

Beijo! :)