domingo, 6 de abril de 2008

Brasil integra projeto que simulará Big Bang

via Jornal O POVO

O engenheiro Denis Oliveira Damazio é um dos 30 brasileiros envolvidos diretamente no projeto US$ 8 bilhões do maior acelerador de partículas do mundo, realizado pelo Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (Cern). O projeto é considerado o mais importante do século para a física, já que pode revolucionar os conhecimentos sobre a origem do universo.

Na fronteira entre a Suíça e a França, o Cern vai realizar nos próximos três meses uma experiência em que partículas atômicas vão se chocar em alta velocidade, permitindo assim a simulação dos momentos após o Big Bang. O acelerador gigante de partículas está abrigado em um túnel de 27 quilômetros, e o teste está marcado para meados deste ano, após muitos atrasos e mais de 14 anos de estudos.

Na sala de comandos, Damazio será responsável por monitorar os algoritmos que avaliam os impactos dos testes. 'Não há como a física dar um passo adiante hoje sem esse experimento', afirma Damazio, 32, que há três está trabalhando no projeto do Cern. [Leia+]

A pesquisa pode revolucionar os conhecimentos sobre a origem do universo. Um dos objetivos será conseguir diferenciar, pela 1ª vez, matéria de antimatéria.


Nenhum comentário: