quarta-feira, 9 de abril de 2008

Escavação revela pistas sobre origem de Stonehenge



via
Estadao

Arqueólogos que participam das escavações em Stonehenge, o monumento pré-histórico mais importante da Grã-Bretanha, afirmam que fizeram uma descoberta que poderá ajudar a finalmente descobrir o que causou a contrução do monumento.

A equipe descobriu encaixes que já serviram de suporte para pedras menores do que os monolitos, feitas de arenito cinzento e que já não existem mais no local, que formavam a estrutura original do complexo monolítico.

Os pesquisadores dizem acreditar que estas pedras menores podem revelar que Stonehenge foi um local de cura porque as populações antigas acreditavam que o arenito cinzento tinha este poder.

A escavação, patrocinada pela BBC para um programa sobre arqueologia, é a primeira em mais de 40 anos realizada no monumento de mais de 4,5 mil anos e deve durar duas semanas.

Segundo os pesquisadores, as pedras de arenito teriam sido transportadas por 250 quilômetros, desde Preseli Hills, no País de Gales, até Salisbury Plain, em Wiltshire. Tudo movido pela crença no poder curativo das pedras. [Leia+]

"Segundo o professor Geoffrey Wainwright, isso pode permitir que Stonehenge seja chamado de 'Santuário de Lourdes Neolítico'."


Nenhum comentário: