segunda-feira, 7 de abril de 2008

Mudança climática já afeta a saúde global, diz OMS

via Terra

A mudança climática já está afetando a saúde da população no mundo é o que alerta um comunicado divulgado nesta segunda-feira pela diretora geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Margaret Chan.

O comunicado, divulgado para marcar o Dia Mundial da Saúde, afirma que os serviços de saúde pública ao redor do mundo precisam se preparar para o novo contexto criado pela mudança nos padrões climáticos.

A OMS afirma que entre as principais conseqüências do impacto do aquecimento global na saúde está a influência do aumento das temperaturas no setor agrícola. As secas e enchentes cada vez mais freqüentes podem causar desnutrição e desidratação.

Além disso, a agência das Nações Unidas alerta ainda para a propagação de doenças tropicais como a dengue e a malária para áreas mais frias. O alerta ressalta também um aumento nos casos de asma, bronquite e outras doenças respiratórias e cardiovasculares causadas pelas ondas de calor. [+]


"Enquanto não há mais dúvidas sobre a realidade da mudança climática, a magnitude das conseqüências - especialmente para a saúde - ainda pode ser reduzida. Levar em consideração o impacto da mudança do clima na saúde pode ajudar os líderes políticos a agir com a urgência apropriada"




Nenhum comentário: