via NewsErrado
Um novo material líquido desenvolvido pela equipe do Dr. Samuel Stupp contém moléculas que se auto-montam como nanofibras que servem de “andaimes” nos quais o nervo pode crescer ( foto).
Quando um nervo é rompido as células formam cicatrizes nas extremidades danificadas, impedindo que os neurônios reconectem-se.
Os ratos receberam o tratamento 24 horas após os nervos de sua coluna serem rompidos. Foi observado que as nanofibras reduziram as cicatrizes nas extremidades dos nervos e permitiram o crescimento de novos neurônios, tanto do tipo motor (cérebro-membros) quanto de neurônios sensores (membros-cérebro). Ainda promoveram o desenvolvimento da mielina, um tipo de isolante que melhora a eficiência na condução dos sinais pelo nervo. [Leia+]
"Após nove semanas do início do tratamento os ratos conseguiram recuperar parte do controle das pernas e sustentarem o próprio peso, não é uma cura mas é um grande avanço na direção certa."
Um comentário:
Já vi várias notícias de tratamentos semelhantes mas esta foi a primeira com resultado tão rápido e de aplicação tão simples. Por isso resolvi publicar lá no blog.
Valeu pela referência e parabéns pelo blog.
Postar um comentário