segunda-feira, 14 de abril de 2008

Rússia seleciona macacos para futura missão a Marte

via Folha Online

Cientistas russos do Instituto de Estudo Médico de Primatas de Sochi, na cidade de Vesyoloye, perto do Mar Negro, estão selecionando macacos que serão enviados para Marte.

'Humanos e macacos têm, aproximadamente, a sensibilidade idêntica a pequenas e grandes doses de radiação', afirmou o diretor do instituto Boris Lapin. 'Então, é melhor fazer experiência com macacos, mas não em cães ou outros animais', acrescentou.

Depois de dois anos de experiências com primatas, os 40 animais mais adequados serão enviados ao Instituto de Problemas Biomédicos em Moscou, onde cientistas estudam biomedicina aeroespacial.

Os primeiros macacos envolvidos em missões russas foram ao espaço em 1983, onde permaneceram durante cinco dias. Os animais voltaram a Terra, passaram por uma reabilitação e voltaram ao bando. Desde então, a Rússia realizou missões tripuladas por macacos em 1987, 1989, 1992 e 1996. Um dos macacos, Krosh, participou da missão em 1992 e ainda está vivo e saudável. [Leia+]

"A humanidade sacrifica mais de 100 milhões de animais por ano em nome da saúde e da beleza. Acho que é hora de pensar em uma alternativa para as experiências com animais", afirmou Andrei Zbarsky, do grupo conservacionista internacional WWF.


Nenhum comentário: