quarta-feira, 14 de maio de 2008

Pesquisadores encontram supernova mais recente da Via Láctea


Com o uso do telescópio de raios X Chandra, pesquisadores descobriram a supernova (explosão de uma estrela) mais recente de que se tem notícia na Via Láctea. O corpo espacial explodiu há cerca de 140 anos antes, o evento desse tipo registrado como o mais novo foi o da supernova Cassiopeia A, que ocorreu por volta de 1680, segundo a Nasa (agência espacial norte-americana).

Supernova é o resultado da explosão de uma estrela, que pode se tornar muito mais brilhante que o Sol, antes de perder força gradualmente. Durante seu período de máximo brilho, a estrela explode pode iluminar toda uma galáxia.

A explosão joga no espaço uma grande névoa de partículas e gás cientistas afirmam que as supernovas foram as responsáveis por gerar grande parte dos elementos químicos pesados, como ouro e urânio que são encontradas na Terra.

De acordo com agência espacial dos Estados Unidos, encontrar uma supernova tão recente é o primeiro passo para entender melhor com que freqüência ocorrem explosões de estrelas.

Isso é importante porque as supernovas distribuem uma enorme quantidade de gás e elementos químicos pesados na região em que se encontram elas podem inclusive estimular a formação de uma nova estrela. Atualmente, estima-se que ocorrem cerca de três explosões de estrelas por século na Via Láctea. [Leia+]


"Se as estimativas sobre as supernovas estiverem corretas, deve haver resquícios de cerca de dez explosões de supernovas que são mais novas que a Cassiopeia A", afirma David Green, da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, que dirigiu o estudo. "É ótimo finalmente encontrar uma delas"

Um comentário:

Ana Cristina disse...

Olá, vim agradecer sua visita ao meu blog e dizer-lhe que já está linkado. Assim, vamos nos divulgando por esse vasto mundo afora. Tudo de bom pra você!