terça-feira, 13 de maio de 2008

Saiba o que há por trás da portabilidade entre redes sociais

via PC WORLD

A falta de conexão e, principalmente, relação entre serviços de interação, sejam eles redes sociais ou sites de categorização de conteúdo, que atraem, na maioria dos casos, os mesmos usuários é o que o crescente movimento de portabilidade de informações pretende combater.

Formado por empresas como Google, Facebook, Microsoft, Digg, Twitter, LinkedIn e Netvibes, o grupo Data Portability foi formado em janeiro para defender o uso de especificações abertas que facilitassem a movimentação dos dados do usuário por diferentes serviços.

As especificações defendidas e incentivadas pelo DataPortability pretende conectar todos os serviços de forma que apenas o nome do usuário consiga apontar quais dos seus amigos inscritos em uma rede social também estão nesta nova, por exemplo. [Leia+]

"Esta tridimensionalidade confere profundidade ao ambiente digital e é um dos primeiros passos para um ambiente em que serviços interconectados dêem um sentido maior à internet, conferindo-lhe uma (ainda básica) inteligência pelo cruzamento de dados, em um estágio primitivo do que é chamado de web semântica'."

Nenhum comentário: