sábado, 14 de junho de 2008

Gás de lixo pode produzir 15% da energia do Brasil

via Folha Online

O lixo das 300 maiores cidades brasileiras poderia produzir 15% da energia elétrica total consumida no país. A estimativa consta no Plano Decenal de Produção de Energia 2008/ 2017 e considera todo o lixo recolhido nestes municípios. O documento deveria ser lançado ainda neste mês e está em fase final de elaboração.

Apesar dessa previsão, o Ministério de Minas e Energia que encomenda o relatório desde 2006, para balizar suas ações não tem planos de realizar leilões com a energia do lixo nos próximos anos. Segundo o governo, as prioridades em fontes renováveis são eólica, solar e hidrelétrica. [Leia+]


"Assim como outras fontes de energia renovável, o lixo pode gerar créditos de carbono e favorecer o Brasil nas negociações sobre mudanças climáticas. A geração de créditos se deve à queima do metano, produto natural da decomposição orgânica. Este gás é mais danoso ao aquecimento global do que o gás carbônico CO2 mas é eliminado com a combustão."


Um comentário:

Anônimo disse...

Essa seria uma ótima opção para geração de energia, além de resolver o problema com o lixo, que em muitas cidades não tem a destinação correta. Além disso, não teria problemas com alagamento de florestas, lixo radioativo ou importação de gás natural de outros países. O Governo deveria sim dar mais atenção à essa forma de produção de energia.