quarta-feira, 30 de julho de 2008

China restringirá internet à imprensa durante Olimpíadas



via BBCBrasil.com

"Jornalistas trabalhando na cobertura dos Jogos Olímpicos de Pequim terão acesso restrito à internet, disse o governo da China nesta quarta-feira, voltando atrás em um compromisso feito anteriormente de levantar as proibições à navegação durante o evento.

Quando o país se candidatou para sediar os Jogos, sete anos atrás, se comprometeu a prover acesso irrestrito à internet para profissionais de comunicação.

Entretanto, porta-vozes do Comitê Olímpico Internacional (COI) e do governo chinês afirmaram que determinados sites sobre assuntos considerados 'sensíveis' permanecerão bloqueados mesmo quando o encontro esportivo começar, no próximo dia 8.

O governo chinês mantém um controle rígido sobre a mídia do país. Um relatório divulgado pelo órgão chinês de monitoramento da internet afirmou que o acesso à rede web já chega a 253 milhões de pessoas – em uma população total de cerca de 1,4 bilhão –, o maior contingente do mundo em termos absolutos. [Leia+]
"Não estou retrocedendo em relação ao que havia dito. Haverá acesso completo, aberto e livre à internet durante os Jogos para que os jornalistas trabalhem", disse o presidente do comitê de imprensa do COI, Kevan Gosper, ao jornal South China Morning Post.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sempre achei que a China não respeitaria nenhum acordo de liberdade de imprensa plenamente. Jamais eles deixariam que se noticiasse livremente assuntos em um pais tão cheio de censura. Mas depois dos jogos Olímpicos os jornalistas voltarão aos seus países de origem, e lá eles não poderão ser presos por mostrar a verdadeira face do Regime.