segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Artista dos EUA usa Bob Esponja em instalação 'sobre tortura'



via BBCBrasil.com

O personagem de desenho animado Bob Esponja está sendo usado como parte de uma instalação artística de protesto contra o uso da técnica de simulação de afogamento, apontada por grupos de defesa dos direitos humanos como uma forma de tortura.

A instalação Water-boarding Thrill Ride (ou 'Passeio Emocionante da Técnica de Simulação de Afogamento', em tradução livre), do artista Steve Powers, foi colocada em um parque de diversões de Coney Island, em Nova York.

Por US$ 1, o visitante podem olhar através de uma janela com grades para uma encenação, com robôs, de um interrogatório que simula as técnicas que seriam usadas em Guantánamo.

Nele, um robô de capuz, com a forma de uma pessoa, se inclina sobre um outro, vestido com um macacão laranja, com o rosto coberto com uma toalha e o corpo amarrado a uma superfície plana e inclinada. As luzes se acendem e a água é despejada sobre o nariz e a boca da figura vestindo o macacão, o que gera nela convulsões de 15 segundos.

O governo dos Estados Unidos admitiu usar esta técnica de interrogatório em suspeitos de terrorismo e não a considera um técnica de tortura. [Leia+]

"A técnica de simulação de afogamento com robôs se transformou em uma forma de explorar a questão sem machucar ninguém", disse Powers ao jornal The New York Times.

Nenhum comentário: