Cientistas dos Estados Unidos anunciaram em um relatório divulgado hoje pela revista 'Cell' que descobriram o fator que promove a aprendizagem. Segundo os pesquisadores do Hospital Infantil de Boston (Massachusetts), o fator pode ajudar a explicar a grande capacidade de aprendizagem das crianças.
Trata-se da proteína identificada como OTX2, considerada responsável por desencadear um período de plasticidade no qual o cérebro faz novas conexões. Em experiências feitas com ratos para compreender a forma como o cérebro forma as conexões neurológicas perante os impulsos externos, o sinal que desencadeia a proteína não provém do cérebro, mas de fontes externas no sistema, disseram.
Os pesquisadores acrescentaram que o momento no qual se produz esse sinal é crucial, porque 'o cérebro precisa se reconectar no momento preciso, quando recebe um impulso sensorial ótimo'. [Leia+]
"Segundo Takao Hensch, professor do Departamento de Neurobiologia do Hospital Infantil de Boston, o controle desse momento concreto, no qual o cérebro faz novas conexões, é possível que combata transtornos de desenvolvimento como o autismo."
Nenhum comentário:
Postar um comentário