domingo, 14 de setembro de 2008

Estudo descreve 'GPS' em cérebro de taxistas londrinos



via
Terra

Cientistas descreveram o que chamaram uma espécie de 'sistema de navegação' nos cérebros de motoristas de táxi londrinos.

Os pesquisadores da University College of London analisaram imagens dos cérebros dos motoristas enquanto eles simulavam dirigir por uma recriação das ruas de Londres.

Diferentes regiões do cérebro eram ativadas à medida que eles examinavam opções de rota, avistavam locais familiares ou observavam o comportamento de seus passageiros.

Estudos anteriores já haviam mostrado que os motoristas de táxi possuem maior hipocampo - região do cérebro que desempenha um papel crucial na localização espacial e na navegação.

Segundo os cientistas, o cérebro até 'cresce de tamanho' à medida que coleta informações detalhadas necessárias para percorrer e se localizar nas labirínticas ruas da capital britânica. [Leia+]

"Os cientistas utilizaram ressonância magnética para obter imagens "minuto a minuto" do cérebro de 20 taxistas que foram encarregados de levar passageiros em um simulador das ruas de Londres."


Nenhum comentário: