segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Cientistas estão perto de desvendar mistérios do genoma


Terra - Biotecnologia

Um catálogo quase completo de variações genéticas humanas poderia ser disponibilizado até o fim de 2009, graças ao grande projeto de seqüenciamento do genoma que inclui parceiros acadêmicos e industriais ao redor do mundo.

Ao anunciar a conclusão da fase piloto do projeto 1000 Genomes, o co-chefe David Altshuler disse recentemente que já foram catalogadas 3,8 trilhões de bases de seqüências - aproximadamente mil vezes o número encontrado em um genoma humano.

Em discurso no encontro anual da Sociedade Americana de Genética Humana na Filadélfia, Pensilvânia, Altshuler afirmou que os dados deverão ser depositados no GenBank, banco de seqüências genéticas dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA, dentro dos próximos dois meses. Mas isso é apenas cerca de um décimo dos dados totais que o projeto almeja coletar até sua conclusão. [Leia+]

"A iniciativa de seqüenciamento vem diretamente dos esforços iniciados nos anos 1990 para seqüenciar o genoma humano. Logo após o anúncio do primeiro esboço do genoma em 2000, surgiu uma iniciativa para mapear todas as variações genéticas comuns entre as pessoas."



Nenhum comentário: