segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Orcas procuram seus peixes favoritos por sonar



via
Terra - Pesquisas

As baleias assassinas podem usar seu sonar natural para encontrar seus peixes favoritos à distância, sugere um novo estudo.

Pesquisas anteriores haviam revelado que algumas baleias assassinas nas costas da Colúmbia Britânica e do Estado de Washington possuíam uma habilidade incomum para encontrar o salmão-real, mesmo nos meses em que a quantidade de outras espécies de salmão, como o salmão-prateado e o salmão-vermelho, era superior à do real.

'O salmão-real possui uma concentração mais alta de gordura do que qualquer outra espécie de salmão e aparentemente as baleias assassinas gostam disso,' diz o co-autor do estudo Whitlow Au, especialista em bioacústica do Instituto de Biologia Marinha do Havaí.

Em pesquisa detalhada recentemente no encontro anual da Sociedade Acústica da América, em Miami, Flórida, a equipe descobriu que cada espécie de salmão possui um padrão de eco único, baseado nos diferentes tamanhos e formas de suas bexigas natatórias.

A nova descoberta é mais uma evidência dos usos múltiplos do sonar que alguns animais marinhos desenvolveram, disse John Ford, chefe do Programa de Pesquisa de Cetáceos da Estação Biológica do Pacífico, no Canadá. [Leia+]

"Como outros golfinhos e baleias, as baleias assassinas, ou orcas, emitem sons de alta freqüência que refletem quando as ondas sonoras batem em um objeto. Os animais usam a informação do sonar para se localizarem, pescarem e se comunicarem nas águas turvas."

Nenhum comentário: