quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Câmera ajuda cientistas a ver planetas semelhantes à Terra



via
Terra

Quase uma década depois que os astrônomos detectaram pela primeira vez um planeta gigante gasoso fora do Sistema Solar, quando este se moveu diante da face do astro central de seu sistema, uma equipe de astrônomos está reportando que uma nova câmera lhes oferece a sensibilidade de que precisam para localizar planetas quase tão pequenos quanto a Terra.

A equipe observou um planeta - o WASP-10b -, com cerca de três vezes a massa de Júpiter e orbitando a estrela WASP-10, a cerca de 300 anos-luz da Terra, e mediu com precisão até que ponto o brilho da estrela se reduziu quando o planeta passou diante dela.

É um processo semelhante a assistir a um eclipse solar quando a Lua bloqueia nossa visão e nos impede de ver o Sol.

Mas em lugar de um eclipse total, o que temos é uma ocultação, e durante esse tipo de fenômeno um planeta como Júpiter bloquearia apenas cerca de 1% da luminosidade percebida de uma estrela - alteração cuja detecção é difícil e demorada. [Leia+]

"Mais dados sobre raios planetários devem surgir em breve graças à entrada em operação da OPTIC II, uma versão mais avançada da câmera atual que deve estar instalada e funcionando dentro de cerca de um ano."

Nenhum comentário: