sábado, 17 de janeiro de 2009

Detecção de metano aumenta chance de haver vida em Marte



via
Estadao
foto Nasa

Cientistas americanos confirmaram a presença de grandes massas de metano, um componente do gás natural, na atmosfera de Marte.

Na Terra, 90% do metano existente no ar é produzido por seres vivos, e o mesmo pode ser verdade no planeta vermelho.

'Tanto a origem biótica quanto a abiótica são possíveis', diz o principal autor do estudo que descreve o metano marciano, Michael Mumma, do Centro de Voo Espacial Goddard, da Nasa.

'Isso eleva substancialmente a probabilidade de que houve vida lá ou que ela sobrevive até o presente', acrescentou, com a ressalva de que a presença de vida em Marte ainda está longe de ser provada.

Os primeiros sinais de metano em Marte haviam sido detectados em 2003, mas a presença do gás ainda era controversa. Unindo observações feitas naquele ano a outras realizadas em 2006, a equipe de Mumma obteve o que ele chama de "detecção definitiva" da substância. [Leia+]

" Os pesquisadores obtiveram a confirmação realizando uma análise espectroscópica da luz solar refletida por Marte em direção à Terra, e encontraram a assinatura do metano. A análise das flutuações na intensidade dessa assinatura fez com que concluíssem que o gás é emitido nos meses quentes - primavera e verão - e que se origina, provavelmente, em três regiões do hemisfério norte: Arabia Terra, Nili Fossae e Syrtis Major. Junto com o metano, a equipe de Mumma também viu a assinatura de água, que é um ingrediente essencial para a vida. "

Um comentário:

Anônimo disse...

Só sei de uma coisa.
Nós não estamos sozinhos.
XD