quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Tetris pode ajudar a minimizar os efeitos do stress pós-traumático



via
PUBLICO.PT

O popular Tetris, que se espalhou como um vírus por computadores e consoles durante as décadas de 1980 e 1990, pode afinal ser mais do que um simples jogo viciante.

De acordo com um estudo conduzido pela Universidade de Oxford, o jogo poderá ter aplicações terapêuticas no domínio do stress pós-traumático, ajudando as suas vítimas a ter menos “flashbacks” penosos relacionados com o episódio traumático vivido.

O stress pós-traumático, muitas vezes associado a antigos combatentes de guerra, pode afetar qualquer pessoa que sofra um incidente repentino e chocante, como um acidente de automóvel.

Uma das principais características do stress pós-traumático é a ocorrência de “flashbacks”, nos quais a vítima volta a reviver, na sua mente, os acontecimentos traumáticos de forma muito real.

A investigadora responsável pelo estudo, Emily Holmes, e a sua equipe, querem provar que, até certo ponto, o jogo de computador ajuda o cérebro a bloquear as memórias dolorosas. “O que o Tetris faz é competir pelos recursos do cérebro, no que toca a informação sensorial.

O que nós sugerimos é que o jogo interfere especificamente na maneira das memórias sensoriais serem arquivadas no período após o trauma e que isso reduz o número de ‘flashbacks’ que são vividos mais tarde”, indica Emily Holmes, citada pela BBC online.
[Leia+]

Não estamos a tentar dizer que as pessoas que sofrem de stress pós-traumático devem jogar Tetris, mas achamos que é muito importante percebermos como é que o cérebro funciona e como é que produz ‘flashbacks’ intrusivos”, disse ainda a especialista à BBC."

Nenhum comentário: