domingo, 22 de fevereiro de 2009

Ártico "deixará de existir" em duas décadas, diz grupo



via
Folha Online

O atestado de óbito do Ártico está assinado. Nas próximas duas décadas, a região, pelo menos na forma como ela é conhecida hoje, deixará de existir.

Por causa do aquecimento global, uma reação em cadeia já é percebida todos os anos na região, afirmaram especialistas em ciência polar reunidos ontem em Chicago, na 175ª Reunião Anual da AAAS (Associação Americana para o Avanço da Ciência). Nada indica, dizem eles, que se trate de um mero ciclo passageiro. A temperatura na região norte do globo pode aumentar em até 7º C até o meio deste século.

'Teremos um verão sem gelo no Ártico em 2030 ou antes disso', calcula Mark Serreze, da Universidade de Colorado (Boulder). Segundo o pesquisador, o que tem acontecido recentemente em toda a área já pode ser explicado pela ciência.

(...) A mudança de comportamento registrada em todo o Ártico é tão crítica, na visão do pesquisador, que o ciclo de carbono também pode ser drasticamente alterado.

Com o calor, a tendência é que toda a matéria orgânica congelada no solo do Ártico libere o carbono para a atmosfera.

"Enquanto o ar próximo à superfície marinha aquece, causando o derretimento da camada de gelo sobre o mar - e também sobre a terra , o oceano Atlântico, que também está mais quente, tem jogado esse calor para o norte."

Nenhum comentário: