segunda-feira, 13 de abril de 2009

Exibido 1º protótipo de estufa lunar para cultivar vegetais



via
Terra

A companhia Paragon Space Development Corporation, que se associou à Nasa, agência espacial americana, em experiências com os ônibus espaciais e a Estação Espacial Internacional (ISS), anunciou um programa de cultivo de flores e alimentos na Lua. O 'Oasis Lunar' ('Lunar Oasis') é uma estufa que lembra um pequeno sino tubular, sustentada por um tripé de alumínio. Sua função é fazer crescer plantas na superfície da Lua, onde a força da gravidade é seis vezes menor do que na Terra.

A estufa em miniatura será lançada ao espaço pela Odyssey Moon Ltd, uma empresa privada que investe no desenvolvimento de tecnologias para permitir a vida humana no espaço.

O projeto participa de um concurso organizado pelo Google, o 'Lunar X Prize', que oferecerá um prêmio de US$ 20 milhões a quem conseguir construir e lançar um robô para a Lua. [Leia+]

"Os representantes da Paragon indicaram que serão feitos testes com o "Oasis Lunar" a partir de 2012. Quando for lançada, a estufa em miniatura levarã sementes de Brassica, uma planta crucífera da família das couves de Bruxelas e dos repolhos. Como esta planta é capaz de germinar e florescer em apenas 14 dias, este rápido ciclo é muito prático para uma experiência na Lua."

Nenhum comentário: