quinta-feira, 14 de maio de 2009

Astronautas iniciam 1° dos 5 dias de trabalho no telescópio Hubble



via
Folha Online [Ciência]
da Efe, em Washington

Os astronautas John Grunsfeld e Andrew Feustel saíram nesta quinta-feira (14) do ônibus espacial Atlantis para o primeiro dos cinco dias de consertos e melhoras no Telescópio Espacial Hubble, a quase 600 quilômetros da Terra.

A Nasa tinha cancelado esta missão, que custa US$ 1,1 bilhão, em 2004, alegando os grandes riscos depois da explosão da nave Columbia, no qual morreram sete astronautas em fevereiro de 2003.

Se tudo funcionar como foi planejado, os astronautas do Atlantis estenderão a vida útil do Hubble pelo menos até 2014. O telescópio proporcionou imagens do Universo sem precedentes.

O Atlantis partiu na segunda-feira (11) do Centro Espacial Kennedy, no sul da Flórida, e chegou dois dias depois ao Hubble. O braço robótico da nave capturou o telescópio e o colocou em um compartimento aberto da nave, onde os astronautas farão os consertos. [Leia+]

"Hoje é o quarto dos 11 dias desta missão do Atlantis, que será a última realizada por uma nave para a manutenção e consertos no Hubble, um telescópio colocado em órbita há 19 anos e que completou cerca de 100 mil órbitas na Terra."

Nenhum comentário: