quinta-feira, 21 de maio de 2009

Cálculo antecipa em 100 milhões de anos aparição de formas vivas na Terra



Jornal do Brasil

A vida na Terra pode ter começado antes do que os cientistas acreditavam. Ela teria surgido há mais de quatro bilhões de anos, apesar do intenso bombardeio de meteoritos sofrido por nosso planeta há 3,9 bilhões de anos. É o que defende estudo que será publicado nesta quinta-feira pela revista Nature.

Nada menos que trilhões de toneladas de meteoritos de todos os tamanhos (de cem metros a mais de cem quilômetros) se abateram sobre a Terra nestes cem milhões de anos de bombardeios, segundo Oleg Abramov e Stephen Mojzsis, do departamento de Geologia da Universidade de Colorado.

As provas de vida mais antigas descobertas na Terra remontam a 3,83 bilhões de anos. Os autores do estudo tentaram determinar se este intenso bombardeio provocou a esterilização da Terra. [Leia+]


"O estudo também abre a possibilidade de que a vida tenha aparecido uma única vez na Terra, e que o planeta tenha sido habitado de forma contínua desde então”, acrescentaram os pesquisadores. Alguns biologistas acreditavam na possibilidade de a vida ter aparecido mais de uma vez na Terra, se uma primeira forma de vida tivesse sido eliminada pelos meteoritos."

Nenhum comentário: