terça-feira, 21 de julho de 2009

Cientistas localizam "chaves" moleculares que acionam doenças

via Diário da Saúde

Uma equipe de cientistas da Universidade de Copenhague e do Instituto Max Planck da Alemanha, usando uma tecnologia inovadora, identificou nada menos do que 3.600 chaves moleculares no corpo humano.

Essas chaves, que regulam as funções das proteínas, parecem ser um fator crucial no envelhecimento humano e no surgimento e tratamento de doenças como câncer e males de Alzheimer e Parkinson. Os resultados da pesquisa foram publicados no exemplar desta semana da revista Science.

A equipe, liderada pelo Dr. Matthias Mann, detectou 3.600 chaves de acetilação em 1.750 proteínas diferentes.

A equipe também descobriu que alterações na acetilação ocorrem primariamente em proteínas que trabalham juntas, e que essas chaves moleculares têm consequências muito maiores para o funcionamento do organismo do que se acreditava até agora. [Leia+]

"Com o novo mapeamento, nós agora podemos começar a estudar e descrever como as chaves de acetilação respondem a medicações que podem reparar seus defeitos. Isto poderá ter um impacto enorme nos tratamentos médicos,' diz o Dr. Mann, ressaltando que as medicações para reparar a má regulação das proteínas já estão demonstrando ser promissoras para o tratamento do câncer."

Nenhum comentário: