terça-feira, 21 de julho de 2009

Cirurgia inédita no Brasil utiliza robô e tecnologia 3D



via
Scientific American Brasil
por Charles Marzanasco Filho

Uma nova técnica para retirada de tumores da cabeça do pâncreas e do confluente bílio-pancreático duodenal já está disponível no Brasil.

Da união da laparoscopia ─ método que introduz cânulas no abdômen, sem a necessidade de grades cortes ─ com a robótica surgiu o procedimento que promete dar esperança a pacientes que sofrem com tumores na região do pâncreas, o sexto tipo de câncer de maior incidência entre homens, no Brasil.

A primeira cirurgia da América Latina e do hemisfério Sul usando a técnica denominada duodenopancreatectomia laparoscópica robótica foi realizada em uma paciente de 56 anos no hospital israelita Albert Einstein, em São Paulo, no mês passado.
O médico responsável foi o cirurgião-geral e do aparelho digestivo Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo.

"No método tradicional, desenvolvido em meados do século passado para retirada de tumores neste órgão, é feito um corte horizontal de 25 a 30 centímetros no abdômen, há sangramento abundante e recuperação dolorosa e demorada. [Leia+]

"Na operação com o novo método foram feitas apenas cinco incisões de 1 cm cada, para introdução de uma câmara e cânulas com pinças que realizam o procedimento. A retirada do tumor é feita por uma incisão de 3 a 4 cm na altura da púbis, como em uma cesariana."

Nenhum comentário: