terça-feira, 14 de julho de 2009

Pensamento "verde" pode impulsionar comércio de e-paper, diz estudo



via
iG [Tecnologia]
Por Stella Dauer

Apesar de caro, o e-paper pode ajudar a salvar a natureza. Um estudo feito pelo Gartner e publicado pelo site IT PRO mostra que a busca pela economia de papel e o uso de produtos menos poluentes pode aumentar as vendas e adoção do e-paper.

Além de proporcionar economia de papel evitando o papel impresso (especialmente de livros, revistas e jornais), o e-paper consome pouca energia se comparado a monitores LCD. “Seus potenciais benefícios ao meio ambiente são significativos, resultando na salvação de árvores, evitando o gasto de água e reduzindo as emissões de CO2” informa o relatório do Gartner.

Por conta desse apelo ecológico, o e-paper deve superar outros tipos de tela em produtos de consumo, publicidade e até mesmo em aplicações empresariais, mas para chegar a esse patamar ainda precisa melhorar suas características. A forma como processa cores e vídeo e uma queda nos preços são fatores que farão o e-paper se tornar competitivo no mercado.

O e-paper já é bastante utilizado em leitores de e-book como o Kindle, da Amazon, e também em celulares e relógios. Seu uso em anúncios de rua e computadores já está sendo desenvolvido, e novos recursos como interação por toque e habilidade de re-escrita já estão em teste. [leia+]

“O e-paper tem algumas barreiras a transpor antes de ser viável comercialmente para as massas. De qualquer forma, já está gerando um enorme interesse e nós esperamos que a adoção aumente nos próximos anos enquanto a tecnologia se desenvolve”

Nenhum comentário: