sexta-feira, 7 de agosto de 2009

LHC vai começar a funcionar com apenas metade da capacidade prevista



via
Inovação Tecnológica

Nesta quinta-feira, os cientistas responsáveis pela operação do maior acelerador de partículas do mundo, o LHC, anunciaram que não será seguro ligá-lo na potência total originalmente prevista. Como resultado, ele deverá começar a operar com apenas metade da capacidade para a qual foi projetado.

Na última terça-feira, já havia sido anunciado um novo atraso no cronograma de religamento do superacelerador de partículas, que apresentou defeito logo depois da inauguração, em Setembro de 2008.

O LHC foi projetado para operar com energias de 14 teraelétron-Volts (TeV), o que seria sete vezes mais do que o maior acelerador de partículas atualmente existente.

Durante os consertos feitos no decorrer deste ano, os cientistas afirmaram que seria recomendável que ele fosse ligado com uma potência máxima de 10 TeV, até que se tivesse total confiança com relação aos consertos efetuados.

Agora, porém, os cientistas afirmaram que ele não poderá superar os 7 TeV. Ele será ligado, provavelmente em Novembro, com 3,5 TeV, e terá a energia elevada aos poucos até os 7 TeV, o que deverá acontecer no final de 2010. [Leia+]

"O LHC foi projetado para colidir partículas a energias extremas. Essas colisões, esperam os cientistas, poderão produzir novas partículas desconhecidas e até mesmo novas dimensões do espaço. Uma das partículas mais procuradas pelos cientistas é a chamada "Partícula de Deus," que poderia explicar a existência da matéria."

Nenhum comentário: