terça-feira, 11 de agosto de 2009

Pesquisadores europeus encontram indícios de que Encélado pode abrigar vida extraterrestre

NASA/JPL/Space Science Institute


via
Scientific American Brasil

Dois trabalhos publicados na Nature, no fim de junho, revelam evidências de que Encélado, uma das luas de Saturno, pode ter um oceano de água líquida sob sua superfície congelada, o que permitiria a existência de algum tipo de vida extraterrestre em local suficientemente próximo para ser visitado por sondas robóticas.

No polo sul dessa lua, plumas de vapor de água e de gelo, ejetadas para o espaço através de fendas na superfície, permitem suspeitar que um oceano alimente essas erupções.

Um grupo de pesquisadores europeus mostrou evidências que apoiam essa teoria, usando a nave Cassini para localizar grãos salgados e congelados no anel E de Saturno. O estudo foi publicado na Nature on-line, em 24 de junho. [Leia+]

"O anel E é formado basicamente pelos jatos gelados de Encélado. Assim, a presença de sódio nesse anel revela a possibilidade de existir um oceano salgado sob a superfície da lua. Os compostos de sódio, explicam os autores, 'mostram uma semelhança convincente com a composição prevista para um oceano sob a superfície de Encélado, em contato com seu núcleo rochoso'."

Nenhum comentário: