quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Cargueiro espacial japonês será lançado rumo à ISS

Ilustração do HTV [Imagem: Jaxa]


via
Inovação Tecnológica

A Jaxa, agência espacial japonesa, está pronta para lançar ao espaço o seu cargueiro espacial não-tripulado, que será capaz de levar até seis toneladas de carga para a Estação Espacial Internacional.

Se tudo correr como planejado, o lançamento do HTV (H-II Transfer Vehicle) deverá ocorrer na tarde desta quinta-feira - 14h04 no horário de Brasília, 2h04 da manhã de sexta-feira no horário local.

Ao contrário do cargueiro europeu Júlio Verne e das naves russas Progress, que são capazes de acoplar-se automaticamente à Estação, o HTV aproxima-se até uma distância de 10 metros da Estação. A partir daí ele deve ser rebocado pelo braço robótico da Estação.

O HTV se conectará no mesmo porto onde ficou acoplado o módulo de carga Leonardo, levado pelo ônibus espacial Discovery na missão que termina também nesta quinta-feira. [Leia+]

"Embora possa parecer uma desvantagem do ponto de vista técnico, a acoplagem guiada pelo braço robótico usa um mecanismo que já está disponível na Estação e simplifica enormemente o projeto do cargueiro, que não precisa de complicados sistemas de direcionamento, aproximação e acoplagem. O resultado é uma nave menor e com maior espaço útil."

Nenhum comentário: