terça-feira, 29 de setembro de 2009

Futuro traz chips cada vez menores em gadgets mais poderosos



via
Terra [Negócios & TI]

A Intel encolheu ainda mais os processadores, e vê o futuro com chips cada vez menores em dispositivos móveis, incluindo a televisão, cada vez mais poderosos. Em resumo, isso é o que aconteceu na última semana durante o Intel Developer Forum, evento anual de desenvolvedores da companhia realizado em San Francisco.

Na abertura, o presidente e executivo-chefe da companhia, Paul Otellini, mostrou os primeiros chips feitos no processo de fabricação de 22 nanômetros. Para comparação, um fio de cabelo tem 90 mil nanômetros. É apenas um protótipo, e cada transistor dentro do processador mede muito pouco: cabem 2,9 bilhões de transistores na área de uma unha, segundo a Intel.

Com o feito, Otellini reafirmou a Lei de Moore para os microprocessadores (que diz que o número de transistores em um chip dobra a cada dois anos). Apesar de não ter previsão para o lançamento dos primeiros processadores com 22 nm, a Intel lança ainda no último trimestre de 2009 seus chips feitos em 32 nanômetros.

"Já começamos a produzir esse chip, que também será o primeiro processador de alto desempenho a integrar vídeo com a CPU", disse Otellini. "Ao mesmo tempo, estamos desenvolvendo a tecnologia de fabricação em 22 nanômetros e já criamos os primeiros chips que vão levar à produção de novos processadores ainda mais poderosos e capazes". [Leia+]

"Todos os anos, a Intel reúne parceiros, clientes, fabricantes de hardware e software no IDF. É seu principal evento para mostrar as novidades e projetos de pesquisa que vão mexer com o mercado de tecnologia a médio prazo. Além de palestras técnicas, o IDF conta com apresentações dos principais executivos da Intel e seus parceiros e com uma "feirinha" para demonstrar as novidades."



Nenhum comentário: