terça-feira, 6 de outubro de 2009

Formigas digitais usam inteligência conjunta para defender computadores



via
Inovação Tecnológica
Eric F. Frazier

Na interminável batalha para proteger as redes de computadores de invasores, os especialistas em segurança estão lançando uma nova defesa inspirada em uma das mais resistentes criaturas da natureza - as formigas.

Ao contrário dos sistemas de segurança tradicionais, que são estáticos, essas 'formigas digitais' espalham-se pelas redes de computadores em busca de ameaças, como os 'vermes de computador', ou worms - programas autorreplicantes projetados para roubar informações ou facilitar o uso não autorizado dos computadores.

Quando uma formiga digital detecta uma ameaça, não demora muito para que um exército de formigas convirja para aquele local, chamando a atenção dos operadores humanos, que poderão investigar o ataque no momento de sua ocorrência.

O conceito, chamado 'inteligência de rebanho,' promete transformar a área da segurança digital graças à sua capacidade de se adaptar prontamente às ameaças, elas próprias em constante mutação.

'Na natureza, nós sabemos que as formigas defendem-se contra as ameaças de forma muito eficiente,' explica o professor Errin Fulp, da Universidade Wake Forest, nos Estados Unidos. 'Elas podem ativar suas defesas rapidamente e depois voltar tranquilamente ao seu comportamento rotineiro depois que o intruso foi eliminado. Nós estamos tentando alcançar esse mesmo comportamento em uma rede de computadores.' [Leia+]

"A 'inteligência de rebanho' usado no novo sistema divide o processo de busca pelas ameaças à segurança por suas características. A seguir, a tarefa de escaneamento de cada tipo de ameaça é distribuído pelos vários computadores da rede."

Nenhum comentário: